Essa é sem dúvida uma das perguntas mais freqüentes que leio na comunidade que participo e pensando nisso resolvi escrever sobre o assunto tentando dar uma luz para aqueles que estão começando agora. Não deve ser um problema para quem lê revistas isoladas, mas com certeza sentir-se perdido desestimula aqueles que querem adentrar um universo mais amplo de histórias, como na Marvel e na DC.
A primeira barreira que se coloca é o histórico dos personagens e a sensação de cair de pára-quedas na vida de alguém totalmente desconhecido. Essa talvez seja a menor das dificuldades considerando que com o auxílio da internet e a existência de diversos fóruns e comunidades sobre o assunto é muito fácil termos acesso a essas informações.
Feito isso creio já ser possível conhecer a origem, alguns eventos relevantes na cronologia e até um pouco do rol de vilões desse personagem. Depois disso é partir para as bancas e comprar o que estiver por lá mesmo. Porém, nem tudo são flores, sempre tem algum novo arco começando e outro terminando dentro de uma mesma revista, mas não se preocupe agora em pegar alguma coisa pela metade, é simplesmente inevitável.
Com a revista em mãos nos deparamos com um segundo ponto e que também explica um pouco a situação anterior. No Brasil, a Panini é a responsável pela distribuição de boa parte dessas revistas e adota o sistema de mixes, ou seja, em uma mesma revista encontramos três ou quatro publicações diferentes.
O problema nisso é que algumas vezes as histórias de uma revista se relacionam com outras, principalmente quando acontece alguma mega-saga que envolve todos os heróis. Isso é o que está acontecendo agora na Marvel com a saga Invasão Secreta que atinge 70% das publicações mais edições extras publicadas mensalmente que complementam a história. Digamos que de quatro histórias do mix, uma faça parte de um evento maior.
A essa altura vocês já devem ter chegado a conclusão óbvia, realmente não existe fórmula mágica para se começar a ler, mas existem alternativas para os que desejam comprar uma ou outra revista isoladamente.
Na Marvel a linha Millenium é publicada em uma única revista e se passa em um universo isolado do 616, que é onde ocorrem as principais publicações da editora. É uma das revistas que eu mais recomendo para quem quer começar e não sabe bem por onde ou não tem uma preferência, pois trás os principais personagens da editora em ótimas histórias, exceto quando caem na mão do Loeb.
Ler um pouquinho de cada coisa ajuda a decidir-se. E como ninguém gosta de jogar dinheiro fora sempre se pode contar com os scans que são altamente divulgados na internet e nessas situações até eu, defensor absoluto das revistas impressas, acredito que seja a melhor forma de se conhecer um pouco antes de ingressar de vez nessa ida sem volta que é o mundo dos quadrinhos.
Esse foi o primeiro de uma linha de posts nesse estilo e nos próximos já pretendo escrever um pouco mais sobre essa variedade de realidades e também um pouco sobre histórias destinadas ao publico feminino e adulto que vem ganhando cada vez mais espaço nas editoras.
6 comentários:
Já sei como começar a ler quadrinhos!
Vou pegar as do meu namorado. =D
*esperta*
:*
Acho que essa vai ser uma série de posts MUITO pertinente. Quando comecei a me interessar por quadrinhos fiquei absurdamente perdido nesses mil arcos da marvel e acabei partindo pros Graphic Novels mesmo.
Eu sou muito a favor de começar a ler na doida mesmo. Depois a internet ajuda com o resto. Comecei assim e vou voltar assim =D
Concordo com o Marcos. Depois de algum tempo você pega o ritmo, e os scans estão aí pra quem quiser. Mas sempre é bom ter alguém de quem pedir emprestado, huh?! =P
Eita, quer dizer que tu arrumou um namorado que empresta os gibis dele?
Não gostei de descobrir isso por aqui. XDDD
cara nuito lgl a materia e já me ajudou a me orientar
Postar um comentário