UFC 103: Fraklin Vs. Belfort

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

 

ppv-ufc-103-header

No próximo sábado, dia 19, acontecerá em Dallas a próxima edição do Ultimate Fighting Championship. O evento contará, além da luta principal entre o brasileiro e ex campeão dos meio pesados do UFC Vitor Belfort, contra o também ex campeão Rich Franklin com um embate entre o veterano Mirko Cro Cop que enfrenta uma nova promessa da categoria Pesados, o brasileiro Cigano dos Santos.

O que esperar?

cro_copCro Cop há muito não é o grande lutador dos tempos do Pride ou K1. Desde que entrou no UFC, em 2007, seu Cartel se resume há um modesto 2-2 na maior organização de lutas do mundo. Sua ultima vitória, contra o inglês Mostapha Al-Turk no UFC 99 foi bastante contestada já que o croata acertou, mesmo que acidentalmente o olho de seu adversário com os dedos antes de desferir violentos socos que culminaram em um TKO.

Esta luta para Cro Cop é como um ponto final, uma afirmação na sua carreira de lutador. Derrotando o jovem talento, o policial poderá deixar os fantasmas que atormentam suas lutas de vez para trás e, quem sabe, desafiar em um futuro próximo, Brock Lesnar pelo título da organização.

No outro corner do Octógono, Cigano dos santos se prepara para a maior luta de sua carreira. Com um cartel de 8-1, o bahiano enfrenta Cro Cop no próximo sábado encarando-o como a última pedra em sua escalada ao reconhecimento no mundo do MMA. Já se fala até em disputa pelo cinturão caso Cigano vença o croata.

Todos os fóruns e blogs de MMA comentam que esta é uma luta sem favoritos. O brasileiro tem uma ótima sequência de vitórias, mas quase todas, com exceção do lindo knockout contra Fabrício Werdrum no UFC 90, são contra adversários inexpressivos. Como já dito, este será o maior desafio de Cigano. Cro Cop, por sua vez, conta com uma vasta experiência nos ringues e, creio eu, isto será o fator decisivo nesta luta. Calma e técnica nessas horas, atributos que o croata tem de sobra, podem gerar vantagem contra a inexperiência e avidez do brasileiro. Minha aposta é em Cro cop.

A luta principal da noite, Belfort contra Franklin, por outro lado, não traz nenhum novato em busca de ascensão, mas sim dois velhos conhecidos dos fãs do MMA.

O americano Rich Franlkin é considerado um atleta exemplar quando se fala de condicionamento ou disciplina alimentar. O striker vem de vitória por decisão unânime contra Wanderlei Silva no UFC 99, mas apesar do resultado, a carreira do lutador sofre seus altos e baixos desde que perdeu o título, e a revanche, para Anderson Silva algum tempo atrás. Rich situa-se neste momento entre categorias lutando em catch weight (peso combinado) e buscando um rumo para seu futuro. Uma vitória contra Belfort consolidaria sua volta ao caminho do cinturão.

belfort-franklin

Seu adversário, o brasileiro Vitor Belfort, marca sua volta ao UFC com grande estilo. Vindo de 4 vitórias, a última contra o excelente wrestler Matt Lindland, e tendo sua derrota mais próxima ocorrido em outubro de 2006, para Dan Henderson, que também venceu Franklin, o faixa preta de Jiu Jitsu transborda confiança. Uma boa luta impressionaria Dana White, presidente do UFC, e os fãs, consagrando seu retorno ao maior evento do mundo de forma belíssima.

Franklin teve a maior parte de suas derrotas lutando em pé. Sofreu TKO de Lyoto Machida e Anderson silva dessa forma. Com esse pensamento em mente Belfort esforça-se para melhorar seu stand up, que para quem se lembra já era muito afiado com socos rápidos e devastadores, treinando com os técnicos da seleção brasileira de caratê, o mesmo dos irmãos Machida, e segundo entrevista recente de seus treinadores, Belfort está mais que preparado no seu novo estilo de luta.

Acredito em uma vitória de Vitor neste combate do UFC 103. O acréscimo do Caratê Machida ao seu arsenal de MMA criará a distância necessária de Franklin para que o brasileiro possa explorar brechas e buscar o Knockout.

A primeira vista pode até parecer estranho um blog sobre cultura nerd falar sobre esportes, mas o MMA é como nossa versão do futebol. Torcemos, gritamos e assistimos entusiasmados com os golpes. Esperem no domingo os comentários sobre as lutas do UFC 103.

4 comentários:

Vladimir Caminha disse...

Creio que dê Cigano e Belfort. Sei que somos brasileiros e torcemos por eles, mas acho que tá valendo é minha ástucia mesmo.(aauhauhuha)

Cro Cop deve ir muito na troca em pé, o que para Cigano não é nada díficil já que ele treina Boxe com os irmãos Nogueira e "The Spider" e é um mestre nocauteador. Se for para o chão, dá Cigano fácil, o cara treina com o Minotauro(melhor chão do UFC).

Já a luta de Belfort eu acho mais complicada. Sinceramente, eu não sei o nível do Caratê ou Boxe dele atualmente(o passado é devastador), mas o do Franklin é para derrubar. Se for para o chão, é "The Phenom" na cabeça!

Risso disse...

O especialista nos eventos de luta não sou eu, mas realmente me diverti no último UFC...

"o MMA é como nossa versão do futebol"

Não poderia ter dito melhor..

ykizbr disse...

Triste a luta do Crocop, ele me passou a impressão de estar com medo/apreensivo no começo da luta, não desenvolveu nada em nenhum round. Acho que em momento algum, depois que a luta começou, achei que ele poderia ganhar, e se ganhasse, seria em um golpe de oportunidade. Desnecessário dizer, tambem, que ele está muito sem gás! =T

Marcos Cordeiro disse...

Eu gosto de futebol, po...