Meu nome é Capitão Gancho.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

 

Ou quase. O seu também, aposto.

Está virando praxe começar meus posts com esta intertextualidade com trabalhos antigos, mas quem acompanha meus escritos há algum tempo sabe a minha opinião social sobre pirataria. Por meio destas linhas procuro corroborar um pouco mais tal idéia e elucidar mais um lado dessa história cultural.

Ontem, dia 1º, iríamos ao cinema compelidos pela estréia de Surrogates, filme novo de Bruce Willis que parece ser bem divertido com uma história digna de uma mente Asimoviana (?). O problema ocorreu quando o Box, única rede de cinemas presente em nossa cidade, resolveu não passar o longa. Sério, uma superprodução e provavelmente sucesso de bilheteria com o Badass de Die Hard 1, 2, 47, não está em cartaz na capital maranhense.

Os fãs e entusiastas desapontados pela companhia Box obviamente não vai ficar sem ver o filme que tanto querem. A solução? Internet.

essa sim é pirata

Isso ocorre não somente com os cinemas. Um exemplo que gosto de citar é Family Guy, exibida pelo canal pago FX. Conheci a série que viria a se tornar minha comédia de animação favorita quando ela ainda passava pela Fox, antes da criação do braço “adulto” da emissora. Isso tudo na televisão mesmo, o que é raro nos dias de hoje, pós rede mundial de computadores. Alguém ainda se lembra qual foi a última banda que conheceu pelo rádio?

Pois bem, apesar de Family Guy ser exibido “de graça”, prefiro baixar os episódios de algum site de torrents randômico. Por quê? Descaso da emissora. As incontáveis reprises, temporadas atrasadas e a falta de novos episódios acabam por desestimular os espectadores, eu, no caso, e mandá-los em busca de outras fontes de exibição: a internet. Assisto semanalmente, junto com os americanos, um episódio novo ao invés de esperar cerca de um ano para vê-lo em um horário alternativo ou de difícil acesso para quem tem uma vida estudantil/social corrida. Vale lembrar também que isto não é um caso isolado do FX, A Warner com Two and a Half Man, A Fox com Simpsons, etc.

Não é somente de filmes ou séries que vive a pirataria, óbvio. Jogos, programas de computador e até essas mp3 que você guarda com tanto carinho em seu HD são alvo de algum meio ilegal de obtenção, ou quer dizer que todo mundo pagou por esses gigabites de música?

share-main_Full

A culpa não é só do governo, dos cinemas, das emissoras de televisão. É sim, claro, uma questão cultural: O brasileiro sempre vai escolher o caminho mais fácil. O tal jeitinho que tanto falam. É feio, eu sei, mas sem uma conscientização do outro lado, o da indústria, de que as coisas são assim e não vão mudar tão facilmente com propagandas na rede globo ou avisos antes de iniciar um DVD, mas sim com diminuição dos impostos no caso de jogos e softwares e uma real PREOCUPAÇÃO com o consumidor, seja estreando certos filmes no cinema, seja não reprisando mil episódios antigos de determinada série em um looping infinito.

Eu queria sim assistir Family Guy com alguns cliques de controle remoto ou caixinhas esverdeadas bonitas pros meus jogos de 360, mas enquanto me tratarem como idiota uma visita rápida ao mininova resolve meus problemas. Os seus também.

Como já diz o blog 4baixar “Pirataria é crime, original é um roubo, compartilhar é legal”

4 comentários:

Marcos Cordeiro disse...

Eu não sei usar direito o mininova... Mas orkut, 4shared e outros sites quebram o galho pra mim =D

Eu que botei a parte do 4 baixar o/

Risso disse...

Na verdade Surrogates deveria ter estreiado na sexta retrasada, mas ainda tinha esperanças deles lançarem com uma semana de atraso...

Puro engano.
Em todo caso, estou com o filme devidamente baixado e vou assistir essa tarde mesmo.

Anônimo disse...

Há muito tempo venho dizendo que que a pirataria é algo inevitavel e que o "mundo" musical é um dos mais prejudicados mas tambem o que tem a saida mais "facil": se desvencilhar das gravadoras e arrecadar dinheiro com shows, liberando suas musicas em um site oficial e ganahndo dinheiro tambem com acessos ao mesmo.

Marcos Cordeiro disse...

O CD do Radiohead que mais arrecadou foi feito nesse esquema, se não estou enganado...