Gráficos e dificuldade

sexta-feira, 16 de abril de 2010

 


Pois é, caros leitores (se é que ainda existe algum). De uns dias para cá, voltei a jogar videogame. Tive pena do meu ps2 empoeirado no hack e, também, saudades de uma diversão virtual à moda antiga - segurando um joystick e, de pé, na frente da TV, fazer caretas de esforço mental para conseguir passar das fases.

Enfim, baixei um emulador de SNES, gravei num dvd e botei pra rodar no meu ps2 (mais à moda antiga que SNES não existe) e, enquanto jogava clássicos como Donkey Kong Country, Top Gear, Super Bomberman e Ultimate Mortal Kombat 3, me dei conta de uma triste (?) verdade (?): à medida que os gráficos dos jogos foram melhorando, sua dificuldade foi diminuindo consideravelmente. Notem as interrogações entre parênteses depois de "triste" e de "verdade". Significa que estou relativizando tais juízos de valor. Got it?

Entendo que essa tendência nos jogos atende a uma necessidade mercadológica: gráficos bonitos e jogos fáceis fazem com que os videogames façam sucesso e sejam competitivos comercialmente. O problema é que alguns jogos estão TÃO fáceis que nem dá tanta graça de jogar. Vamos a alguns exemplos:

Há algum tempo, na casa de @fportelada, joguei pela primeira vez Soul Calibur de Xbox360. Zerei na dificuldade "normal" sem nem suar. Enquanto isso, joguei na dificuldade "begginer" em UMK3 e levei uma coça de Striker antes mesmo de chegar no subchefe. Claro que o mecanismo desses jogos são BEM diferentes. Mas, caramba, jogar um jogo pela primeira vez e zerar sem perder UM ROUND é fogo.


Outro exemplo: os títulos Final Fantasy (melhor série de RPG do mundo, sem dúvida) também sofrem com isso. Desde o ps1, o lançamento de um Final Fantasy significava uma revolução de efeitos, gráficos e história. A SquareEnix sempre puxou o máximo da capacidade de cada console para fazer jogos maravilhosos. E por isso mesmo, talvez se esqueçam um pouco dos desafios obrigatórios: a pior coisa que já escutei sobre FFX (ps2) foi "lindo", porém, você pode zerar esse jogo facilmente "desviando" dos desafios mais difíceis. Coisa que não acontece em FFV (snes), por exemplo.

Não tô dizendo que os jogos devem voltar a ser impossíveis, como Battletoads e Maximum Carnage (desafio os leitores a zerar um desses jogos e me mostrar) , mas não vamos avacalhar na dificuldade né? Jogador de videogame que se preze tem que gostar de um desafiozinho pra sentir orgulho ao dizer: "eu zerei essa porra!" Ainda contamos com felizes exceções nos consoles da segunda e terceira geração, como as séries "Metal Gear Solid" e "Devil May Cry". Embora a Capcom tenha rebaixado muito a dificuldade desta última série no seu título mais recente (DMC 4) para Xbox360 e ps3.

Até mais.

4 comentários:

Vladimir Caminha disse...

Caro Risso,

Díficil mesmo é o Double Dragon II, mas Battletoads também é fodástico.

Sobre a evolução, é notória. Os únicos games que me vem na memória lançados para ps2 que existe alguma dificuldade são os citados e o Rainbow Six. Fora os games de Puzzle, como da série GH.

Risso disse...

Megaman é outro jogo que antes era dificilimo e quandoi foi adaptado para os novos consoles acabou virando bricnadeira de criança...

Mas do jeito que os jogos de hoje são grandes e do tanto de coisas que uma única missão demanda, muitas vezes sem checkpoint, essa facilidade ainda tem seus beneficios.

O grande lance era poder altera-la durante o jogo para evitar ficar empacado. xD

Gladson Fabiano disse...

jogos que nunca sai de moda! =D

Estou retrijonando Castlevania! \o/

Abraço Marcuxo!

Anônimo disse...

Thanks for the outstanding distributing! I seriously loved reading this, tonsil stone that you're a good artice writer.I will make the time to lesezeichen yuor web blog Satellite direct and tend to usually come home sometime soon. I need to strongly encourage a person proceed ones own wonderful discussions, use a decent holiday penis advantage few days!