Anime como deve ser: Parte I

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

 

Primeiro post da minha vida em um blog. Sobre o que falar? Da única coisa que provavelmente sei mais do que meus amigos nerds: animes/animês.

Sim, sou um grande fã dos desenhos cabeçudos de olhos enormes produzidos no Japão. Não estou aqui para falar sobre a técnica de desenho japonesa ou suas causas (se os personagens de olhos grandes são reflexos das frustrações oculares nipônicas, nada tenho a ver com isso), estou aqui para opinar sobre alguns animes que me marcaram e que recomendo para qualquer um que queira conhecer o mundo da animação japonesa.

Se você, leitor, espera aqui encontrar minhas opiniões sobre Naruto, Bleach, One Piece e outros animes infinitos que são febre entre adolescentes dos quatro cantos do mundo, esqueça.

Quero falar aqui de animes da saudosa época em que eles acabavam, o que, na minha opinião, era um grande fator de superioridade em relação à animação norte-americana (O pessoal de Caverna do Dragão ficou uns 10 anos sem voltar pra casa, tenha dó!).

Enfim, neste e nos próximos dois posts, apresentarei aqui lista e comentários de 5 animes FINITOS, porque anime que é anime tem que ter começo, meio e fim. Quem sabe algum deles atraia sua atenção.


1 Yuu Yuu Hakusho





Numa tradução literal, “O livro em branco do fantasma atrapalhado”, Yuu Yuu Hakusho (Yuyu daqui pra frente) é a obra de maior sucesso do autor Yoshihiro Togashi. Baseado no mangá homônimo, Yuyu conta a história do detetive espiritual Yusuke Urameshi.

Estereótipo de delinqüente juvenil: brigão, desbocado, cabulador de aulas e tudo o mais, Yusuke morre aos 14 anos, quando, surpreendentemente, salva uma criança de ser atropelada. O grande problema é: nem Deus julgava o jovem capaz de dar sua vida por alguém, portanto não havia lugar para ele no purgatório, no inferno e muito menos no céu. Assim, após provar sua força de vontade e bondade interior (bem interior MESMO), Yusuke volta à vida como um detetive espiritual: aquele que resolve problemas sobrenaturais no mundo dos humanos. Problemas estes causados por youkais: demônios humanóides ou monstruosos que fazem parte do imaginário japonês tanto quanto os elfos fazem parte do imaginário nórdico ou escandinavo, por exemplo.


Por que assistir Yuyu? 2 respostas me vêm à mente: primeiro, porque trata de temáticas e lendas referentes à cultura nipônica, colaborando para o aprendizado da mesma; segundo e mais importante, porque é DIVERTIDÍSSIMO. É impossível eleger um “personagem preferido” em Yuyu: mesmo inimigos como Toguro e Sensui, ou personagens pouco expressivos como Diabo e a irmã do Kuwabara são bastante carismáticos. Além disso, a trilha sonora é bem-feita e a história se desenrola de maneira ágil e leve.

Exibido de 1997 a 1999 pela extinta Rede Manchete e a partir de 2004 pelo Cartoon Network, Yuyu conta com 112 episódios e com a melhor dublagem brasileira de um anime (quiçá de todos os desenhos já exibidos aqui). Vale muito a pena conferir.





10 comentários:

ykizbr disse...

Deu uma vontade imensa de ver Yuyu denovo!!! Nostalgia Wins.

Estarei esperando pelos proximos posts. .o/

Fernando Portelada disse...

Realmente essa era a época boa. A qualidade gráfica das animações pode até ter aumentado, mas o nível das histórias, pelo menos pra mim, não. Talves seja como aqueles filmes clássicos à Sckar Face, mas yuu yuu hakusho foi um dos melhores. Lembro com saudade de shurato tbm T_T

Risso disse...

Também colocaria YuYu no topo dos meus animes fvoritos pelo menos é de longe o mais engraçado.

O problema mesmo é que qualquer coisa que faça sucesso hoje acaba se desviando da proposta original para transformr-se em um imenso caça-níqueis.

One Piece pode ser um exemplo disso. Segue na linha de YuYu, boa história e engraçado, mas perde-se com os trocentos mil episódios que vão lançando.

Matt disse...

Putz, nunca assisti YuYu. O.o Mas depois desse post deu vontade.

Prado disse...

muito irado post

Anônimo disse...

"porque anime que é anime tem que ter começo, meio e fim."
gostei disso xD

Já tentei gostar de anime e até vi alguns mas não deu muito certo comigo. Eu ficava frustrada ao perceber que alguns tentam fazer a gente de besta igualzinho novela: enrrolando.

Ficou ótimo o post :]

artcosta disse...

Tai um anime que é parelho com Rurouni Kenshin, este que com certeza cê vai falar em um dos posts.
Yuyu é inesquecivel tanto pelo humor, tanto pela ação e tanto pelos seus dubladores inesqueciveis.
"Ô filhinho de cruz credo, venha cá" "A rapadura é doce mas não é mole não" auehauehuhe ta favoritado 8)

Risso disse...

Adorava essas frases também...
"Tá pensando que berimbau é flauta!?"

E espero mesmo ver ele falando de Samurai X, não sou um grande fã de animes, mas alguns merecem ser apreciados.

Vladimir Caminha disse...

Um dos melhores, totalmente sem dúvida sobre isso. A final é emocionante, treins com a mestra Genkhai.

Barriga do pai dele roncando de fome por não comer mais humanos, um anime muito bom mesmo. Assiti todo, felizão!

Anônimo disse...

Caraaaammmbaaa!! disparado um dos melhores animes ever!! Lembro da minha infância. Muito perfito.. Esse anime, somado à CdZ e Shurato, são os animes da minha infancia e que ate hoje sou fã.. Muitíssimo obrigado pelo link de downlooads, obrigado mesmo! Detonou com esse post aqui, cara! Parabens!!!!!!!!!!!