The last Emperor: Luta e Vídeo

domingo, 8 de novembro de 2009

 

Novembro com certeza está sendo um mês recheado de boas lutas. Nos próximos sábados, dia 14 e 21, teremos dois UFCs, estrelando Randy Couture, Forrest Griffin, Tito Ortiz, Minotouro com intervalos de apenas uma semana, isso é algo que não acontece geralmente. Ontem, porém, a noite não foi do Ultimate, foi do rival, Strikeforce, em um card tão bonito quanto os melhores do evento concorrente. A luta principal da noite, que será comentada abaixo, contou nada menos com O último imperador. Fedor Emelianenko.

Apesar de ser assinante do canal combate, o que me rende uma boa dose de porrada televisiva todos os dias, o Strikeforce, evento de grande porte onde lutam diversos nomes de peso, ainda não negociou seus direitos com o Brasil. O único meio de assistir ao vivo as lutas da noite foi por streaming online através do programa TVU, que diferente de outro indicado em comunidades do Orkut e até o UniversoMMA, Sopcast, não apresentou interferências, slowdowns ou quedas de conexão. Recomendado.

watch-fedor-vs-rogers-live-stream-online-free-image-002

Muito se falava dessa luta. Fedor é supostamente o maior peso pesado do mundo, mas devido ao fechamento de algumas associações como Pride ou Afliction, e a dificuldades impostas pela detentora de seus direitos, M1-Global, o russo quase não lutou esse ano, fazendo desta contra Rogers sua segunda luta em 2009. É certo dizer que seu maior adversário nestes últimos tempos é a inatividade.

escrevi sobre o The last emperor antes. O cara é um monstro, ganhou todo mundo que apareceu na frente dele, e tem apenas uma derrota muito contestada na longa carreira no mundo do MMA. Grandes campeões como: Minotauro, Mirko Cro Cop, Arlovski, Randleman, e Sylvia já sentiram o peso de suas mãos. O maior temor era sim o ócio de Fedor. Críticos de MMA, fãs, eu inclusive, receavam que todo este tempo parado, migrando de evento para evento pudesse tirar o brilho do russo. Ficamos felizes de saber que a história não foi bem assim.

Brett Rogers, por outro lado, estava embalado em uma sequência de 10 vitórias, 9 por KO, sendo a última contra o ótimo Andrei Arlovski aos 22 segundos do primeiro round. O gigante americano era obviamente cotado para enfrentar o campeão do evento, Alistar Overeem, mas havia uma pedra russa em seu caminho.

O primeiro round da luta não começou muito lento, como era de se esperar de ambos os lutadores. Um deles estava há quase um ano parado, enquanto o outro enfrentava uma verdadeira lenda do MMA. Após cerca de 20 segundos de estudo, alguns golpes francos foram atirados, um deles acabou por acertar o nariz de Fedor que logo abriu esvaindo-se em sangue. Nada abalado o russo cercou Rogers para a grade a fim de eliminar o maior alcance do americano. A luta mudou do boxe para o wrestling/BJJ.

Fedor Rogers

Fedor conseguia tirar da cartola umas finalizações impossíveis. Bem no meio da chuva de golpes desferida por Rogers, ele conseguia segurar um braço e tentar um armlock. Sempre que a luta ia para o chão o domínio era Russo. Além de mostrar uma resistência sobrenatural, agüentando socos que nocauteariam a maioria dos lutadores, Fedor mostrou calma e técnica suficiente para conseguir se livrar de situações adversas. Quem escapa de um suplex de Randleman após cair de cabeça e levantar como se nada tivesse acontecido realmente pode qualquer coisa.

Logo no começo do segundo round, após cinco primeiros minutos mais complicados, ainda deixando uma certa dose de incerteza no Cage do Strikeforce, os Lutadores foram para a trocação e após uma abertura de Rogers, Fedor conseguiu conectar um soco que derrubou seu adversário.

fedorrogers2

Apesar da vitória, esta claramente não foi uma das melhores apresentações de Emelianenko. Vimos um lutador confiante, mas muito exposto, se em uma falha dessas algum golpe entrasse com mais força, uma segunda derrota poderia manchar o cartel de Fedor. A técnica de solo continua impecável, apesar da luta não ter sido vencida por submission, mas somente com mais algumas lutas poderemos ver, espero, a estrela russa brilhar com força no Cage.

Apesar de ser cedo para dizer, creio que The last Emperor não encontrará adversários difíceis no Strikeforce, apesar dos bons lutadores da organização, seus verdadeiros desafios estariam no Ultimate, e sua ida para o evento é algo que não deve ocorrer tão cedo.

vídeo:

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara, apesar de vc nao ter sido nem um pouco parcial, =p , acho que Fedor fez uma luta no estilo que espravamos dele, como vc mesmo disse: calmo e confiante. Agora ficou obvio, e tive até um pouco de medo, que ele quase foi nocauteado no solo mas devido a sua grande tecnica e capacidade de raciocinio, saiu de uma posição desvantajosa e quase virou a luta. Realmente Fedor sempre nos surpreende, mas para mim essa foi uma vitoria bem apertada.

Risso disse...

Isso que Ykiz comentou eu mesmo havia dito ontem durante a luta, caso ele não saisse debaixo do Rogers naquela hora já era, mas ter virado o jogo só provou o que já era esperado...

E esse negócio de imparcialidade não existe. XD

Marcos Cordeiro disse...

Alguém me diz por que o Fedor não vai pro UFC?

Fernando Portelada disse...

tem a ver com a M1-Global, empresa que detém mais de 50% dos direitos de Fedor.

A m1 queria uma porcentagem muito grande dos direitos de exibição das lutas e o UFC não faz negócios desse tipo.

Algo assim