Chuck Norris e o Taekwondo ocidental

domingo, 22 de novembro de 2009

 

Os leitores do Nerdshots já devem ter percebido que uma das coisas que une os redatores daqui é o gosto pela luta, em maior ou menor grau. Todos (agora sem exceção) os nerds praticam alguma arte marcial. Eu pratico Taekwondo.

Enfim, durante uma conversa informal com meu mestre, começamos a falar sobre o processo que trouxe o Taekwondo da Coréia para o ocidente, após a Segunda Guerra Mundial. Para minha surpresa, meu mestre disse que um dos grandes responsáveis pela popularização da arte marcial coreana no ocidente foi ninguém menos que Chuck Norris. Sim, a referência de macheza e virilidade da internet, o superstar texano (na verdade, ele nasceu em Oklahoma) destruidor de mundos Carlos Ray Norris Jr.

Antes de mais nada, cabe aqui dar uma aulinha de história para entendermos direitinho o nexo que liga Taekwondo, Segunda Guerra Mundial e Chuck Norris.

Com o fim da Segunda Guerra, começou a Guerra Fria e o mundo se dividiu em dois. A Coréia também. Como todos sabem, durante a Guerra Fria, tanto os EUA, como a URSS, na sua disputa por áreas de influência, ofereciam ajuda financeira, proteção militar, entre outras coisas, em troca de apoio numa possível Terceira Guerra. Na minha opinião, isso era outra forma de invasão, mas tudo bem. O que importa é que os ianques descobriram o Taekwondo ao chegar na Coréia do Sul.

Aí entra Chuck Norris. Não me perguntem o porquê, mas ele foi para a Coréia no início da década de 60 e, como um prodígio, logo alcançou a faixa preta em Taekwondo. Em 1966, quando foi criada a International Taekwondo Federation (ITF), Norris já tinha retornado (1964) aos EUA como um grande lutador de “Caratê Coreano” (nomenclatura antiga do Taekwondo), ganhando vários campeonatos, nacionais e internacionais, de Caratê amador. Em 1968, foi campeão dos pesos-médios de Caratê e defendeu seu título, invicto, até sua aposentadoria dos ringues em 1974. Estreou como ator em 1969, atuando ao lado de Bruce Lee em Way of the Dragon.


O Taekwondo ocidental deve muito à carreira de Norris como ator. Olhar seu destruidor Timio-tora-bacat-tchagui (popularmente conhecido como Roundhouse Kick) incentivou vários jovens, fãs de filmes de artes marciais, a integrarem as fileiras dos dojos de Caratê e Taekwondo pelos países americanos, em geral. O ator-lutador fundou a United Fighting Arts Federation, com cerca de 2300 faixas-pretas. Também foi o primeiro ocidental a ser Grão-Mestre (8º dan) pela ITF. Hoje em dia, o sexagenário ex-lutador preside a Kick-Start foundation: uma organização que tira crianças texanas da marginalidade através da implementação do Taekwondo no currículo escolar. A fundação começou com 150 crianças e hoje conta com cerca de 4200 em mais de 30 escolas diferentes. Chuck Norris continua trabalhando para o crescimento do Taekwondo no ocidente.

Como diria um personagem de “Os feiticeiros de Waverly Place”: "Eu prefiro ser Chuck Norris, que faz mais flexões que você, explode meio mundo e não leva um tapa".

Até mais.

4 comentários:

LewMartins disse...

Po, Marquin, taí uma coisa que eu ia morrer sem saber xDDD

Risso disse...

Realmente eu não sabia de toda essa bagagem do cara, qual vai ser o próximo post? Vida e obra de Steven Segal?

Porque ele está pro aikido assim como o Norris pro Tkd.

Enfim, melhor ir dormir que amanhã tem treino! XD

Fernando Portelada disse...

porra, cara, muito bom. Também quero algo sobre Royce Gracie que divulgou o MMA =D

Marcos Paulo - Slipmp disse...

Nossaa! Muito bom o Post! Eu também treino Taekwondo, e sei várias coisas do Chuck Norris, mas não sabia de toda essa "bagagem". Obrigado!