Left 4 Dead 2: Segundas impressões e diferenças

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

 

Algo que todos quiseram saber após eu finalmente colocar as mãos em uma das cópias de Left 4 Dead 2 foram quais eram as mudanças ou inovações no novo jogo da Valve. Como @Risso_ já falou aqui mesmo no blog suas primeiras impressões e ando meio sem saco de escrever muito agora, o que impossibilita a criação de um review mais aprofundado, esse texto será apenas uma SEGUNDA impressão do game, focando-se basicamente nas diferenças do primeiro para o segundo.

História: Diferente do primeiro as coisas parecem estar em mais amarradas de uma campanha para outra, com o final bem atrelado ao início da próxima. Assim, bem na cara mesmo, nada subjetivo. O carro usado no fim da primeira aventura é abandonado no início da segunda devido a um engarrafamento na highway e assim por diante. Esses finais, também, não consistem somente em chamar o resgate e agüentar a pressão da horda. Há gasolina a ser pega, um caminho imenso a ser atravessado na chuva e uma ponte repleta de zumbis a ser cruzada. Estas inovações vieram bem a calhar, dando mais vida e personalidade ao game.

Os personagens, apesar de não tão carismáticos ou estereotipados quanto os do primeiro l4d, também carregam sua parcela de bagagem histórica. Em determinado ponto do jogo eles até se apresentam uns aos outros, tirando aquela idéia de que todo mundo já se conhecia.

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Os zumbis também têm uma parcela do grande background oferecido desta vez. Para cada parte do game, há zumbis caracterizados, como palhaços, policiais e agentes com roupas bacteriológicas, aumentando, assim, o realismo de l4d2.

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Armas: Todas as armas do primeiro game estão lá e ainda temos muitas, muitas outras. Em l4d1 era sempre a mesma coisa: Cada safe house continha uma cópia de cada arma, seja esta nível 1 ( Uzi e Shotgun) ou nível 2 (Sniper, m16 ou shotgun automática), além de pistolas, o que acostumava o jogador a se habituar com apenas duas armas: uma para começo do jogo e outra para o final. Na seqüencia, por outro lado, a variedade de armamentos é IMENSA e seu posicionamento é variável. É possível encontrar um chekcpoint sem pistolas, ou ver uma mudança brutal na localização de uma partida para outra. Como já mencionei, além das antigas, temos uma Nova Sniper, mais rápida e mais forte, AK-47, uma nova shotgun automática, UZI com silenciador, um terceiro assault riffle e a poderosa Desert Eagle, pistola que mata com um tiro, apesar de só conter 8 balas no pente.

Além de todo este novo arsenal, a real inovação neste quesito são as armas Corpo a corpo, que ocupam o slot das pistolas e, na maioria das vezes matam o zumbi com um único ataque. A desvantagem destas encontra-se obviamente no alcance, tornando-se inúteis para matar aquele Boomer que saltita por longe ou o Smoker no telhado. Neste campo estão disponíveis Panela, Pé de cabra, Motosserra, Facão, Katana, Machado, Guitarra e o Bastão.

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Ação: Considero l4d como um jogo de Terror/FPS. Havia momentos nos quais você se esgueirava por paredes, o clima era todo sombrio, escuro e o uso da lanterna era onipresente. Assim que compramos o Xbox 360, l4d foi um dos primeiros games que rodei e meu irmão demorou quase 1 ano para jogá-lo, tamanho medo que o título proporcionava para sua mente infantil. Em contrapartida e em minha opinião, l4d2 não criou esse clima angustiante é como se o terror do primeiro título tivesse sido substituído por ação. Nada de ficar escorado, nada de ser sutil. Velocidade e precisão nos tiros são as palavras da vez. Há infinitas hordas, infinitos zumbis, e inúmeros meios de atraí-los. Para jogar l4d2, tem que se estar preparado para a carnificina.

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Os novos zumbis especiais também favorecem esta mudança Terror-Ação. Nem tanto levando em conta suas habilidades, mas sim em quantidade. Agora contando com 8 especiais (Tank, Boomer, Smoker, Witch, Hunter, Spitter, Jockey, Charger), esses encontros são bem mais freqüentes, podendo ocorrer até com dois IGUAIS de uma só vez. Lidar com dois Tanks ou duas Witchs no mesmo cenário cria um tiroteio frenético e é praticamente morte certa para o grupo.

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Left 4 Dead 2 foi lançado muito pouco tempo após o primeiro, que já era um grande sucesso e o multiplayer mais divertido que já tive o prazer de jogar. Diferente do que muitos especulavam, este não é somente uma versão mais bem polida do game com algumas campanhas novas tornando-se mais uma forma de ganhar dinheiro. Claro, tudo isto está lá. Os gráficos melhores, 5 novos mapas, e sim, o dinheiro, mas o jogo é muito mais que isso. Left 4 dead 2 é tudo que o primeiro deveria ter sido. É algo que vai proporcionar horas e horas de uma saudável matança de mortos vivos.

2 comentários:

Marcos Cordeiro disse...

Muito bom, muito bom!

Eu realmente me saí pior que nunca no l4d2. Tiros precisos não são o meu forte...

Risso disse...

Finalmente consegui executar alguma missões bem sucedidas não dependendo da inteligência dos bots e jogando no multiplayer...

Gostei bastante do post e concordo em todos os aspectos, inclusive espero que com esse novo DLC dos metaleiros criem um clima mais tenso.